quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Visita aos portfólio

    Agora de noite resolvi fazer uma experiência diferente. Entrei em alguns portfólios de algumas colegas e resolvi fazer um comentário abaixo das postagens que eu achava interessante. É claro que eu não consegui entrar no de todos, pois são muitos.
    Resolvi sair um pouco da zona de conforto e tentar conhecer melhor as vivências e experiências das minhas colegas. Encontrei portfólios diversificados, interessantes e com fundo igual ao meu. Achei legal comentar, pois acho que é uma forma de tentar aproximar-me mais dos colegas, porque tenho medo que chegue ao final do curso e eu não tenha trocado experiência e interagido com todo mundo, conforme eu gostaria. Portanto, colegas vamos trocar experiências, pois o blog é uma ferramenta realizada para isto. Convido à todos para visitar meu blog e deixar seu recadinho, assim como eu pretendo continuar aproximando-me mais de vocês através do blog.

   Um abraço e boa noite à todos!

Caros leitores, colegas e professores!

     O encontro presencial na UFRGS hoje foi interessante, pois foi a apresentação dos novos colegas e o chá de fralda de uma colega. Foi legal, porque assim conseguimos conhecer melhor nossos colegas, pois eu não conheço todo mundo ainda.

domingo, 20 de setembro de 2015

Caros leitores!

    Peço a colaboração de vocês com o meu blog de aprendizagens, pois gostaria de ouvir sugestões e a opinião de vocês sobre o que estão achando, porque isto ajudaria a enriquecer e a melhorar o meu trabalho. É frustrante caros leitores você postar algo com tanto carinho e dedicação e não ter nenhum comentário crítico, sugestivo ou até mesmo elogiando. Por isso, venho através deste pedir a ajuda e o auxilio de vocês para que meu trabalho se torne cada vez mais gratificante, construtivo e significativo, pois afinal o blog é uma troca de experiências vivenciadas.
    Conto com a colaboração de vocês caros leitores e com sugestões também.
    Um abraço!

domingo, 6 de setembro de 2015

Quero deixar o meu boa noite com o poema do meu querido Paulo Freire. Bom feriado à todos!

Escola é...
Paulo Freire
O lugar onde se faz amigos
Não se trata só de prédios, salas, quartos,
Programas, horários, conceitos.
Escola é, sobretudo, gente,
Gente que trabalha que estuda,
Que alegra, se conhece se estima.
O diretor é gente,
O coordenador é gente,
O professor é gente,
O aluno é gente.
Cada funcionário é gente,
E a Escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um Se comportar como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada por todos os lados”.
Nada de conviver com pessoas e depois descobrir que não tem amizade de ninguém.
Nada de ser como um tijolo, que forma a parede indiferente, frio, só.
Importante na Escola não é só estudar, não é só trabalhar.
É também criar laços de amizade e criar em cada ambiente de camaradagem.
É conviver É se “amarrar nela”!
Ora é lógico...
Numa escola assim vai ser fácil
Estudar, trabalhar, crescer,
Fazer amigos educar-se, ser feliz.

A importância do portfólio para mim

     No início eu tinha dúvidas de como fazer o portfólio de aprendizagens. Admito que tive muita resistência nessa parte do curso, pois lidar com um blog, sendo que eu nunca havia tido um antes e diversas pessoas olhando o que eu postava sem nenhuma privacidade, gerou um desconforto em mim, porém no decorrer do curso minha opinião foi mudando em relação ao portfólio, pois ele é muito importante. É no blog que fica registrado as nossas experiências, vivências e aprendizagens do curso. Acredito eu que o portfólio de aprendizagens é a ferramenta principal do curso, porque ele engloba e aborda todas as interdisciplinas.
     Hoje em dia amo postar no blog.

A importância do portfólio para o meu grupo


Primeira aula presencial do segundo semestre


Minha reflexão sobre o primeiro workshop

  O trabalho do workshop foi desafiador, porém muito importante e significativo. Lembro-me que estava nervosa pensando como iria fazer.
   Quando comecei o trabalho foi gratificante, pois veio-me a cabeça o primeiro dia do curso, a primeira tarefa a ser realizada, a primeira sensação, o primeiro sentimento e a primeira atividade a ser cumprida. Foi emocionante quando comecei a realizar este trabalho, porque veio tudo a tona na minha cabeça como se fosse um flash back ou um memorial. Amo esse tipo de trabalho, porém fiquei frustrada com a apresentação do workshop, porque levei tempo pensando como iria elaborá-lo, trenei como iria apresentá-lo, fiz o que foi solicitado em dez slides, pesquisei e realizei na reta final os trabalhos dos teóricos e na hora da apresentação eu consegui apenas apresentar seis slides. Aquilo foi frustrante para mim, pois não consegui concluir minha forma de pensamento e expressar o que senti ao longo do semestre na minha apresentação. Naquele momento eu pensei que o que eu tinha feito não adiantou de nada. Lembrei que cheguei da escola às 18h30 min e comecei a concluir o trabalho. Finalizei o workshop para apresentar no dia seguinte as 04h00 da manhã, portanto quando chegou o final da apresentação e eu percebi que algumas colegas haviam colocado B na sua avaliação do meu trabalho e não A, foi o fim do mundo para mim naquela hora. Várias perguntas vieram a minha cabeça naquele momento. Pensava o que contava mais se era a qualidade do trabalho e conclusão do pensamento ou o tempo, pois naquele momento parecia que o tempo contava mais que um esforço de um trabalho que deveria ter o pensamento concluído e não teve, portanto a forma da apresentação do workshop naquele momento eu considerei desanimador. Isso tudo serviu como experiência, pois devo trabalhar melhor o meu tempo.

Queridos leitores!

     Queria compartilhar com vocês leitores o meu relatório escrito do workshop, pois nele contém todas as atividades que eu considerei mais significativas e o que o curso acrescentou em mim ao longo do semestre passado, porém não consigo colocar no blog. Fiquei triste, porque queria compartilhar com vocês este trabalho que foi muito importante e significativo para mim. Também não consigo postar a minha apresentação do workshop que realizei no power point. Se alguém souber como faço para postar e puder ajudar eu agradeço.

Caros leitores, estou de volta!


   Vim agora comentar com vocês a experiência que tive do primeiro semestre do PEAD. Nos foi solicitado a seguinte atividade:

  • Uma postagem reflexiva sobre as aprendizagens do semestre (privilegiando o que foi mais significativo).
     Bom é difícil falar do que foi mais significativo, porque todas as atividades realizadas foram significativas e acrescentaram-me um aprendizado e um olhar diferente para dentro da minha sala de aula, onde eu estava acomodada e sai da zona de conforto levando algumas atividades propostas e realizadas no curso para dentro da minha classe. Foi uma pena que não explorei o máximo de aproveitamento do curso no primeiro semestre, pois o meu tempo foi curto, mas estou organizando-me melhor com o meu tempo para que eu possa aproveitar e explorar cada atividade do curso com grande qualidade, pois tenho certeza que isso acrescentará muito na minha aprendizagem e na minha vivência.
     A atividade mais significativa que eu considero foi o portfólio de aprendizagens, porque com ele eu conseguia deixar registrado cada avanço meu e cada experiência vivenciada ao longo do semestre. O portfólio foi de grande utilidade na elaboração do workshop. 

Professor Reflexivo

     A décima postagem refere-se ao dia 26 de julho de 2017, conforme mostra o link: https://gimenabgimenez.blogspot.com/2017/07/professor-r...