1) Como você avalia a
institucionalização propriamente dita da escola: "a imposição da
obrigatoriedade escolar decretada pelos poderes públicos e sancionada pelas
leis”?
A escola
primária, enquanto forma de socialização privilegiada e lugar de passagem
obrigatória para as crianças das classes populares é uma instituição recente
cujas bases administrativas e legislativas contam com pouco mais do que um século de existência.
Esboça as
condições sociais de aparecimento de uma série de instâncias no nosso entender
fundamentais que, ao se amalgamar em princípios deste século, permitiram o
aparecimento da chamada escola nacional:
1) A definição de um estatuto da infância
2) A emergência de um espaço específico destinado à
educação das crianças.
3) O aparecimento de um corpo de especialistas da
infância dotados de tecnologias específicas e de “elaborados” códigos teóricos.
4) A destruição de outros modos de educação.
5) A institucionalização propriamente dita da escola;
a imposição da obrigatoriedade escolar decretada pelos poderes públicos e
sancionada pelas leis.
A
definição de um estatuto da infância
Assim
como a escola, a criança tal como a percebemos atualmente, não é eterna nem
natural; é uma instituição social de aparição recente ligada a práticas
familiares, modos de educação, consequentemente, a classes sociais.
A emergência
de um espaço específico destinado à educação das crianças.
A
criança foi separada dos adultos e mantida à distância numa espécie de
quarentena, antes de ser solta no mundo. Essa quarentena foi a escola, ou seja,
o colégio. Começou então um longo processo de enclausuramento, de isolamento
das crianças que se estenderia até nossos dias, e ao qual se dá o nome de
escolarização. Formação de um corpo de especialistas.
O
aparecimento de um corpo de especialistas da infância dotados de tecnologias
específicas e de “elaborados” códigos teóricos.
Será nos
colégios que se ensaiarão formas concretas de transmissão de conhecimentos e de
modelação de comportamentos que, mediante ajustes, transformações e
modificações ao longo de pelo menos dois séculos, suporão a aquisição de todo
um acúmulo de saberes codificados acerca de como pode resultar mais eficaz a
ação educativa. Somente assim poderá fazer seu aparecimento a pedagogia e seus
especialistas.
A destruição
de outros modos de educação.
A escola,
além de ser um local de isolamento, é também uma instituição social que emerge
enfrentando outras formas de socialização e de transmissão de saberes, as quais
se verão relegadas e desqualificadas por sua instauração.
A
institucionalização propriamente dita da escola; a imposição da obrigatoriedade
escolar decretada pelos poderes públicos e sancionada pelas leis.
Uma série multiforme de medidas destinadas ao
controle das classes populares começa a se aplicar, especialmente a partir da
Restauração, como complemento à ação da escola:
- Regulamentação do trabalho de mulheres e crianças.
- Criação de caixas econômicas, sociedades mútuas,
cooperativas.
- Fundação de berçários, asilos, lactários e
consultórios.
- Inauguração de dispensários contra a tuberculose,
antialcoólicos.
- Remodelação de bairros e ampliação da vigilância e
da política
- Construção de cárceres e manicômios.
- Nascimento da assistência social.
- Criação de escolas dominicais e para adultos.
Todos
estes dispositivos têm por finalidade tutelar ao operário, moraliza-lo,
converte-lo em honrado produtor, procuram igualmente neutralizar e impedir que
a luta social transborde, pondo em perigo a estabilidade política.
A escola
emerge como um espaço novo de tratamento moral no interior dos antagonismos de
classe.
Um bom domingo à todos!
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