REFLEXÃO
SOBRE O TEXTO DO MOMO
Caracterize três marcas do que se entende por “pós-moderno”.
Condição pós-moderna. Sujeitos escolares
pós-modernos. Podemos caracterizar três marcas do que se entende por “pós-modernos” em: Mídia, consumo e
escola.
Mídia, porque a tecnologia está cada vez
mais avançada e atraindo o interesse cada vez mais dos nossos pequenos.
O consumo, porque precisamos evoluir de
acordo com o mundo, pois a evolução e o desenvolvimento não para.
Escola: Nossas crianças hoje em dia
conseguem ao mesmo tempo prestar atenção em mais de uma coisa. Como por
exemplo: Prestar atenção na explicação do professor, estudar e mexer no celular
ao mesmo tempo.
O exposto ao
longo deste artigo demonstra que vivenciamos um estado da cultura com implicações contundentes da mídia e do
consumo que tem se configurado
diferentemente daquele da modernidade e nos permite pensar que tal estado
produz sujeitos distintos dos sujeitos modernos.
O que significa pensar o
tempo atual com base no binômio solidez/liquidez?
Para o autor, em relação a essa solidez, citando
o economista Daniel Cohen, da Sorbonne, diz respeito ao trabalho. Na fase
sólida da modernidade, o indivíduo, ao entrar em uma empresa como a Ford, sabia
exatamente quais os passos que deveria dar, quais os caminhos que deveria
seguir para mudar de posto sucessivamente até atingir o mais alto grau dentro
da empresa, e, é claro, isso poderia levar uma vida. Ou então o funcionário
poderia optar por fazer sempre a mesma coisa e ter quase certeza de que
permaneceria no mesmo posto durante anos. No entanto, na atualidade, o
“derretimento dos sólidos” não ocorre de forma a colocar outros mais duradouros
em seu lugar, não pretende construir uma nova ordem para substituir a velha
ordem defeituosa, mas adquire novos sentidos. O que acontece no mundo
contemporâneo é o “derretimento” das próprias forças que pretendiam gerar e
manter a ordem. Dessa forma, o que é “derretido” não se transforma em outro
sólido, mas permanece em estado fluido, seu “futuro” é a própria liquefação.
Explique a frase: “a mídia tem sido uma das principais produtoras
das representações que compartilhamos” (p. 79). Para construir sua resposta,
utilize-se do exemplo da “representação do corpo”, oferecido pela autora (p.
79-80)
Segundo a
autora, a mídia tem alterado, modificado, os processos de produção, circulação
e consumo de significados, compondo uma cultura distinta da cultura de outras
épocas. Como sintetiza o próprio Hall (1997, p. 1): “[...] a cultura tem a ver
com ‘significados partilhados’”. Considerando que os significados culturais são
estabelecidos através de práticas sociais como a própria representação, devo
dizer que, nas sociedades ocidentais contemporâneas, a mídia tem sido uma das
principais produtoras das representações que compartilhamos. Tomando como
exemplo a representação em relação ao corpo, destaco que esta tem se organizado
em função do que Sarlo (2000) considera como o mito da beleza e da juventude,
pois a beleza e a juventude seriam “sinônimos” de saúde. Lipovetsky (2005)
também argumenta que, na contemporaneidade, já não é importante expor a fortuna
que se tem, mas parecer jovem e realçar a beleza. Aprendemos o que é ser belo e
ser jovem através das representações que a mídia produz e põe em circulação.
Por meio da mídia, das formas de representação e dos discursos colocados em
circulação, criamos parâmetros para, por exemplo, avaliar e produzir nosso
próprio corpo. Estabelecemos padrões de exigência que acabam regulando e
promovendo o consumo de alimentos, de roupas, de procedimentos estéticos ou
cirúrgicos para atingir o corpo almejado.
O que a autora quer nos dizer acima é que
a mídia é a grande responsável pelas mudanças, pois através do que é divulgado
na mídia muitos de nós ou pelo menos a grande maioria quer está de acordo com
ela, porque queremos estar sempre evoluindo e atualizados. Nosso corpo e nossas
atitudes são a própria representação disso.
Considerando
as discussões que o texto oferece, como as crianças se veem
hoje implicadas numa sociedade do consumo?
Acredito
eu que as crianças de hoje em dia conseguem pensar e realizar muitas coisas ao
mesmo tempo, que muitos de nós adultos já não conseguimos fazer isso. Essas
crianças lidam com a tecnologia melhor do que os adultos, portanto considero as
crianças dependentes do consumo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário