A entrevista com Emília
Ferreiro e o texto sobre os desafios da prática pedagógica falam sobre o papel
do adulto na influência da leitura e escrita na educação infantil, pois a
criança não chega aos seis anos de idade sem saber nada na sala de aula, porque
muitas coisas ela acaba aprendendo por si próprio, porém cabe ao adulto pais e
professores a incentivarem a criança na sua descoberta. É muito fácil dar um
livro a uma criança pequena e não explorá-lo junto com ela, pois seria a mesma
coisa que alguém estivesse lendo grego, porque a criança levaria alguns anos
para aprender a ler. Por isso, é importante que o adulto facilite em seu
aprendizado para que a criança possa sentir o livro, fazer sua própria leitura
através de imagens e apreciar o afeto e o carinho quando um adulto lhe abraça e
conta- lhe uma história, pois isso estará incentivando a criança em seu
aprendizado.
Ao professor, guiado por seu desejo, cabe
o esforço imenso de organizar, articular, tornar lógico seu campo de
conhecimento e transmiti-lo a seus alunos.
A cada aluno cabe desarticular, retalhar, ingerir e digerir aqueles
elementos transmitidos pelo professor, que se engancham em seu desejo, que
fazem sentido para ele, que, pela via da transmissão única aberta entre ele e
o professor a via da transferência encontram eco nas profundezas de sua
existência de sujeito do inconsciente.
É importante aprender brincando.
Gimena!
ResponderExcluirQue este Blog possa ser ao longo desse semestre que inicia um espaço amplo de reflexões sobre suas aprendizagens acadêmicas. Realize postagens semanais sobre suas aprendizagens e como elas transformaram suas praticas pedagógicas em sala de aula. Realize relatos, problematize sua atuação, conte seus desafios enfim... faça desse Blog seu diário de aprendizagens. Desejo um semestre repleto de conquistas e aprendizagens e que possamos compartilhar muitas aprendizagens! Grande abraço.
Maria Rosane.
Tutora de Artes Visuais na Educação.
Obrigada pelo apoio!
ResponderExcluir