sexta-feira, 4 de agosto de 2017

O que eu aprendi com o quadro de conceitos estruturantes:

QUADRO 1 – CONCEITOS ESTRUTURANTES

Queridas alunas e alunos!
Antes de iniciar as leituras propostas neste módulo, registrem seus conhecimentos escrevendo o que sabem sobre cada um dos conceitos no quadro a seguir.


CONCEITOS BÁSICOS
O QUE EU SEI?
DEMOCRACIA

É quando o povo tem o direito de escolher seu representante político. É um regime de governo onde o povo é que deve tomar suas decisões políticas e de poder.
ESTADO:

Território geográfico. Conjunto das instituições que controlam e administram uma nação
GLOBALIZAÇÃO
Processo de integração entre países e pessoas de todo o mundo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
PARTICIPAÇÃO:


É quando um individuo se empenha em alguma causa ou ação. O termo pode ser usado para fazer referência à capacidade de os cidadãos (o eleitorado) se envolverem nas decisões políticas de um país ou de uma região.

NEOLIBERALISMO
É um pensamento político onde prevalece a autonomia e liberdade do povo. Neoliberalismo é uma doutrina socioeconômica que retoma os antigos ideais do liberalismo clássico ao preconizar a mínima intervenção do Estado na economia.
POLÍTICA
Governar um país, estada ou cidade. Política é a ciência da governança de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses. Na ciência política, trata-se da forma de atuação de um governo em relação a determinados temas sociais e econômicos de interesse público: política educacional, política de segurança, política salarial, política habitacional, política ambiental 
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Leis que estabelecem normas para a educação. É o nome dado a uma série de medidas anteriormente planejadas colocadas em prática por um governo. Ela cria acessórios importantes para elevar a educação no meio da sociedade.
POLÍTICAS PÚBLICAS
Ações tomadas pelo governo. Essa Política é de responsabilidade do Estado, com base em organismos políticos e entidades da sociedade civil, se estabelece um processo de tomada de decisões que derivam nas normatizações do país, ou seja, nossa Legislação.
                          
CONCEITOS BÁSICOS
O QUE EU SEI?
PODER
Pessoa ou grupo com poder participativo. Poder é o direito de deliberar, agir, mandar e, dependendo do contexto, exercer sua autoridade, soberania, a posse de um domínio, da influência ou da força. Poder é um termo que se originou a partir do latim possum, que significa “ser capaz de”, e é uma palavra que pode ser aplicada em diversas definições e áreas.
FORÇA
Força de uma população. A força é um conceito muito conhecido, porém de difícil definição. O significado deste conceito, dizem muitos, é intuitivo e se pode encontrar na experiência do dia a dia. A força, no entanto, é ago que quando atua sobre o corpo de certa massa, acaba por provocar um efeito.

GESTÃO
Grupo de pessoas que está no comando.  o conceito de gestão refere-se à acção e ao efeito de gerir ou de administrar. Gerir consiste em realizar diligências que conduzem à realização de um negócio ou de um desejo qualquer. Administrar, por outro lado, consiste em governar, dirigir, ordenar ou organizar.

AUTONOMIA
Direito de tomar suas própria decisões. Autonomia é a qualidade de ter independência, de ter a liberdade para tomar decisões, de ter responsabilidade sobre seus próprios atos, de ter auto-suficiência.
CIDADANIA
Membro de um país. Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição de um país. A cidadania também pode ser definida como a condição do cidadão, indivíduo que vive de acordo com um conjunto de estatutos pertencentes a uma comunidade politicamente e socialmente articulada.
PROCESSOS COLETIVOS E PARTICIPATIVOS
Processos que envolve a comunidade ou população. É um processo de tomada de decisões e de comunicação sobre os objetivos que se devem atingir no futuro visando transformar uma dada realidade, de uma maneira mais ou menos controlada.


O que eu sei sobre o quadro de conceitos estruturantes:

QUADRO 1 – CONCEITOS ESTRUTURANTES

Queridas alunas e alunos!
Antes de iniciar as leituras propostas neste módulo, registrem seus conhecimentos escrevendo o que sabem sobre cada um dos conceitos no quadro a seguir.


CONCEITOS BÁSICOS
O QUE EU SEI?
DEMOCRACIA

É quando o povo tem o direito de escolher seu representante político.
ESTADO:

Território geográfico.
GLOBALIZAÇÃO
Processo de integração entre países e pessoas de todo o mundo.
PARTICIPAÇÃO:

É quando um individuo se empenha em alguma causa ou ação.
NEOLIBERALISMO
É um pensamento político onde prevalece a autonomia e liberdade do povo.
POLÍTICA
Governar um país, estada ou cidade.
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Leis que estabelecem normas para a educação.
POLÍTICAS PÚBLICAS
Ações tomadas pelo governo.
                          
CONCEITOS BÁSICOS
O QUE EU SEI?
PODER
Pessoa ou grupo com poder participativo.
FORÇA
Força de uma população.
GESTÃO
Grupo de pessoas que está no comando. 
AUTONOMIA
Direito de tomar suas própria decisões .
CIDADANIA
Membro de um país.
PROCESSOS COLETIVOS E PARTICIPATIVOS
Processos que envolve a comunidade ou população.


Projeto Identidade - Resultados

Tivemos:
* Tipologia textual;
* Linha do tempo;
* Seminário;
*Livro Identidade;
*Feira do livro.

 O trabalho do Projeto Pedagógico em Ação foi desafiador, porque elaborar um projeto sozinho já não é fácil, agora elaborar em grupo complica mais ainda, porém conseguimos um resultado satisfatório. 
Através do Projeto Identidade conseguimos realizar várias atividades significativas e interessantes.

O livro identidade de alguns alunos


Mapa Conceitual realizado com os alunos

     Através do mapa percebemos que queremos descobrir nossos pontos fortes e nossos pontos fracos, nossas qualidades e nossos defeitos, quem somos, o que pensamos, o que gostamos e não gostamos, como agimos e o que queremos e desejamos vivenciar. A partir dai surgiram novas ideias de trabalho como a linha do tempo, árvore genealógica e o livro de sua história. Os alunos amaram realizar a atividade, tanto que serão expostos os livros na feira de livros da escola, pois afinal grandes escritores, grandes leitores.






Resultado sobre a atividade do poema

     Ao trabalharmos o poema identidade de Pedro Bandeira, na tipologia textual, surgiu a dúvida se realmente conhecíamos nossa verdadeira identidade.
     Mas afinal qual é nossa identidade? Quem somos? O que queremos descobrir de nós mesmos?

Atividades do projeto Identidade para a turma do 5º ano

Atividades do projeto Identidade para a turma do 5º ano

O projeto Identidade teve início na turma 51 com a entrega do poema "Identidade" de Pedro Bandeira, Moderna.
A professora iniciou realizando a leitura do poema com a turma.

Identidade

Às vezes nem eu mesmo
sei quem sou.
às vezes sou.
"o meu queridinho",
às vezes sou
"moleque malcriado".
Para mim
tem vezes que eu sou rei,
herói voador,
caubói lutador,
jogador campeão.
às vezes sou pulga,
sou mosca também,
que voa e se esconde
de medo e vergonha.
Às vezes eu sou Hércules,
Sansão vencedor,
peito de aço
goleador!
Mas o que importa
o que pensam de mim?
Eu sou quem sou,
eu sou eu,
sou assim,
sou menino.
Pedro Bandeira

O que eu aprendi com a questão democrática? Na verdade o que é democracia?




Democracia é uma palavra de origem grega que pode ser definida como governo (kratos) do povo (demo).

Dessa forma, a democracia pode ser entendida como um regime de governo onde o povo (cidadão) é quem deve tomar as decisões políticas e de poder. A democracia pode ser direta, indireta ou semi-direta: diante da impossibilidade de todos os cidadãos tomarem as decisões de poder (democracia direta), estas passam a ser tomadas por representantes eleitos (democracia indireta ou representativa) e, nesse caso, são os representantes que tomam as decisões em nome daqueles que os elegeram.

Uma das questões da gestão democrática é que existe o acesso da comunidade escolar às decisões na gestão da escola, ou seja, a participação e decisão coletiva entre pais, alunos, funcionários, professores e a gestão, pois é um trabalho integrado, em conjunto, em equipe.

O que é avaliação?

O que eu aprendi com a atividade sobre a avaliação e o fórum de atualidades sobre a educação?
Aprendi que falar de avaliação não é fácil, pois sempre vem àquela velha pergunta: como devemos avaliar? O que é avaliação mesmo? Será que eu estou avaliando o meu aluno corretamente?

     Assistindo o vídeo indicado pela interdisciplina sobre a avaliação na educação infantil https://moodle.ufrgs.br/course/view.php?id=43002, percebo que a avaliação ela é continua, ou seja, constante, pois é através da observação, do diálogo e dos registros diários que obtemos uma boa avaliação do nosso aluno. Não adianta você apenas atribuir uma nota ou fazer um parecer marcando x do que o seu aluno aprendeu ou não aprendeu, mas a avaliação é construída diariamente, através da observação e do registro do crescimento e avanço do seu aluno. Uma prova objetiva é muito fácil ser avaliada e atribuir uma nota em cima, porém um trabalho bem elaborado pelo seu aluno faz você perceber melhor o que ele pensou em desenvolver, como ele usou a criatividade, qual a ideia nova que ele trouxe para a sala de aula. Muitas vezes um trabalho mostra mais que uma prova, pois através de muitos trabalhos você consegue observar melhor o desempenho do seu aluno, o ser pensante, pesquisador, inovador, leitor, criador e autor de sua própria história que ele se tornou. Por isso, eu digo: Isto sim é uma avaliação de verdade, porque ela mostra o avanço e o crescimento do seu aluno como pessoa e na aprendizagem.

Professor Reflexivo

     A décima postagem refere-se ao dia 26 de julho de 2017, conforme mostra o link: https://gimenabgimenez.blogspot.com/2017/07/professor-r...