O que eu aprendi com a atividade sobre a avaliação e o fórum de atualidades sobre a educação?
Aprendi que falar de
avaliação não é fácil, pois sempre vem àquela velha pergunta: como devemos avaliar?
O que é avaliação mesmo? Será que eu estou avaliando o meu aluno corretamente?
Assistindo o vídeo indicado pela
interdisciplina sobre a avaliação na educação infantil https://moodle.ufrgs.br/course/view.php?id=43002,
percebo que a avaliação ela é continua, ou seja, constante, pois é através da
observação, do diálogo e dos registros diários que obtemos uma boa avaliação do
nosso aluno. Não adianta você apenas atribuir uma nota ou fazer um parecer
marcando x do que o seu aluno aprendeu ou não aprendeu, mas a avaliação é
construída diariamente, através da observação e do registro do crescimento e
avanço do seu aluno. Uma prova objetiva é muito fácil ser avaliada e atribuir
uma nota em cima, porém um trabalho bem elaborado pelo seu aluno faz você
perceber melhor o que ele pensou em desenvolver, como ele usou a criatividade,
qual a ideia nova que ele trouxe para a sala de aula. Muitas vezes um trabalho
mostra mais que uma prova, pois através de muitos trabalhos você consegue
observar melhor o desempenho do seu aluno, o ser pensante, pesquisador,
inovador, leitor, criador e autor de sua própria história que ele se tornou.
Por isso, eu digo: Isto sim é uma avaliação de verdade, porque ela mostra o
avanço e o crescimento do seu aluno como pessoa e na aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário