segunda-feira, 16 de maio de 2016


     A professora de Literatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS passou este poema em aula. Eu achei ele lindo, por isso resolvi compartilhar no blogger, porque considero Carlos Drummond de Andrade um dos melhores poetas que já existiu. Esses são os conselhos que ele me deu no RJ kkkkkkkkkk...
    Uma brincadeirinha de vez em quando para descontrair um pouco hehe.

 
     Estou postando este poema abaixo, porque ele é o meu preferido de Carlos Drummond de Andrade, pois ele representa muitas coisas importantes quando devemos reavivar nossas esperanças.
 
Faxina na alma. ( Texto de Carlos Drummond Andrade)
Momento de reflexão...


Não importa onde você parou… em que momento da vida você cansou… Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo…, é renovar as esperanças na vida e o mais importante… acreditar em você de novo.

Sofreu muito nesse período? Foi aprendizado. Ficou com raiva das pessoas? Foi para perdoá-las um dia. Sentiu-se só por diversas vezes? É porque fechaste a porta até para os anjos. Acreditou que tudo estava perdido? Era o início da tua melhora. Pois é, agora é hora de reiniciar, de pensar na vida, de encontrar prazer nas coisas simples de novo.

Que tal um corte de cabelo arrojado e diferente?
Um novo curso, ou aquele velho desejo de aprender?
Pintar… desenhar… dominar o computador ou qualquer outra coisa…
Olha quanto desafio… Quanta coisa nova nesse mundão te esperando. Tá se sentindo sozinho? Besteira… tem tanta gente que você afastou com o seu “período de isolamento”… tem muita gente esperando apenas um sorriso teu para “chegar” perto de você.

Quando nos trancamos na tristeza, nem nós mesmos nos suportamos. Ficamos horríveis… Recomeçar… Hoje é um bom dia para encarar novos desafios. Onde você quer chegar? Sonhe alto… Queira o melhor do melhor… Queira coisas boas para a vida…

Pensando assim, trazemos pra nós aquilo que desejamos. Se pensamos pequeno, coisas pequenas teremos. Mas, se desejarmos fortemente o melhor e, principalmente, lutarmos pelo melhor, o melhor vai se instalar na nossa vida. E é hoje o dia da faxina mental… Jogue fora tudo que te prende ao passado, ao mundinho de coisas tristes… fotos, peças de roupa, papel de bala, ingressos de cinema, bilhetes de viagens e toda aquela tranqueira que guardamos no fundo do baú. Jogue tudo fora. Mas, principalmente, esvazie seu coração. Fique pronto para a vida, para um novo amor…

Lembre-se de que somos apaixonáveis. Somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes. Afinal de contas, nós somos o “Amor”… porque somos do tamanho daquilo que vemos, e não do tamanho da nossa altura.

Língua de Sinais.

 
     O curso do PEAD fez eu criar um interesse maior em aprender a Língua de Sinais, portanto resolvi compartilhar com vocês o alfabeto manual argentino, pois cada país tem sua Língua. Estou levando essa curiosidade para dentro do meu lar e do meu trabalho, inclusive tenho um colega de escola que é professor de Libras e está me ajudando muito em aprender, aliás compartilhei dele esse alfabeto da Língua de Sinais de outro país. É legal trocar informações com outras pessoas.
 
 
     

Língua Brasileira de Sinais - Libras

    A aula presencial do dia 04 de maio de 2016,  na UFRGS, estava muito interessante, pois finalmente chegamos na interdisciplina que eu tanto esperava, Libras - Língua Brasileira de Sinais. Sempre tive vontade em aprender para poder ajudar melhor minha mãe em sua comunicação, pois infelizmente no ano de 2004 minha mãe teve um AVC, onde afetou suas cordas vocais e acabou perdendo a fala. No mesmo ano, minha mãe teve um broncoespasmo, que levou ela a ter que usar uma traqueostomia. Os fonodiólogos disseram na época que ela não voltaria mais a falar, mas hoje com a graça de Deus, após 12 anos de AVC, minha mãe já fala algumas palavras, como por exemplo: ela sabe pedir coisas para comer como café, banana, pão, entre outras coisas. Sabe também chamar algumas pessoas pelo nome e fala principalmente palavras que apresentam sons nasais e que começam com a sílaba CA. Minha mãe com a graça de Deus nunca perdeu o ânimo de viver, sempre muito vaidosa, até mais do que eu. Sempre tenta se comunicar da melhor forma possível. As pessoas ficam até admiradas quando eu digo que ela fala comigo e com os meus irmãos no celular, através de códigos e sons é claro.  Agora que estou tendo essa oportunidade de aprender a Língua de Sinais tudo vai melhorar, pois pretendo ajudar ela cada vez mais em sua comunicação. Minha mãe tem a oportunidade de tirar a traqueostomia, porém isso não iria interferir nada de ela voltar a falar como antes, portanto ela resolveu continuar com a traquestomia para não correr o risco de ter outra parada cardiorrespiratória.
    Postei esse vídeo do alfabeto manual, porque pretendo aprender a utilizar a Língua Brasileira de Sinais, para poder ajudar pessoas como a minha mãe e alunos que eu possa a vir ter que necessitem desta comunicação de sinais.
 

Falando um pouco da aula de Ludicidade

      Caros leitores!
 
   Quero compartilhar com vocês a experiência extraordinária que vivi e aprendi na minha aula de Ludicidade e Educação do PEAD e que realizei com os meus alunos.
   Sei que podem achar que é plágio de atividade, mas gostaria de compartilhar com todos os leitores que acessam o meu blogger e não só com os colegas do curso. Espero que entendam os meus motivos, porque ainda encontro dificuldades no que postar no blogger, porque acho muito difícil você não poder colocar no seu blogger algo que você mesmo escreveu e realizou em uma atividade, assim como também no seu workshop de avaliação, porém quero compartilhar com vocês a aula que me deu novamente ânimo para continuar no curso.
 
     A  primeira aula presencial de Ludicidade e Educação foi simplesmente fantástica, pois fez eu me sentir como uma criança novamente. As vezes, nós os adultos, estamos tão atribulados com compromissos e responsabilidades, que  acabamos esquecendo a verdadeira criança que existe dentro de cada um de nós.
  •     A aula de Ludicidade nos proporcionou a descontrair, a tirar a tensão e o peso que acarretamos cada dia, nos ajudou a aprender brincando, nos tirou da zona de conforto e fez nos expressar de forma corporal. Acho isso muito importante, porque nos tira da aula tradicional maçante de só ouvir e escrever produções de textos.
  •     A aula foi tão maravilhosa que fez eu lembrar do tempo que eu estudava a disciplina de Educação Física no curso do Magistério, pois a professora fazia a mesma coisa com nós, porque antes de ensinar os alunos uma brincadeira, nós que éramos futuras professoras experimentávamos antes essa brincadeira para depois sim aplicarmos com os nossos alunos.
  •      Eu gostei tanto das brincadeiras que aprendi nessa aula que resolvi realizar na aula de Educação Física com os meus alunos. No aquecimento eu brinquei com eles do jogo que aprendemos de casa e inquilino, no moderado brincamos de energizado e no volta a calma de zip, zap e zup. Meus alunos adoraram a brincadeira, pois eles não conheciam nenhuma delas. Na verdade eles já estavam cansados de brincar com as mesmas brincadeiras que eles já conheciam. Como por exemplo: pega-pega paralitico, morto vivo e ovo podre.
  •     Acho interessante aprendermos novas brincadeiras para levar para dentro da nossa escola e da nossa sala de aula, porque infelizmente existem professores que acham que aula de Educação Física é apenas dar uma corda para as meninas pularem e uma bola para os meninos jogarem. É uma pena que muitos colegas pensem assim, pois eles esquecem que temos que trabalhar a motricidade ampla, o equilíbrio, a lateralidade, o freio inibitório, entre outras coisas.
  •    Meus alunos adoraram a aula e disseram que foi a melhor aula de Educação Física que eles tiveram.
  • Professor Reflexivo

         A décima postagem refere-se ao dia 26 de julho de 2017, conforme mostra o link: https://gimenabgimenez.blogspot.com/2017/07/professor-r...