Caros leitores!
Quero compartilhar com vocês a experiência extraordinária que vivi e aprendi na minha aula de Ludicidade e Educação do PEAD e que realizei com os meus alunos.
Sei que podem achar que é plágio de atividade, mas gostaria de compartilhar com todos os leitores que acessam o meu blogger e não só com os colegas do curso. Espero que entendam os meus motivos, porque ainda encontro dificuldades no que postar no blogger, porque acho muito difícil você não poder colocar no seu blogger algo que você mesmo escreveu e realizou em uma atividade, assim como também no seu workshop de avaliação, porém quero compartilhar com vocês a aula que me deu novamente ânimo para continuar no curso.
A primeira aula presencial de Ludicidade e Educação foi simplesmente fantástica, pois fez eu me sentir como uma criança novamente. As vezes, nós os adultos, estamos tão atribulados com compromissos e responsabilidades, que acabamos esquecendo a verdadeira criança que existe dentro de cada um de nós.
A aula de Ludicidade nos proporcionou a descontrair, a tirar a tensão e o peso que acarretamos cada dia, nos ajudou a aprender brincando, nos tirou da zona de conforto e fez nos expressar de forma corporal. Acho isso muito importante, porque nos tira da aula tradicional maçante de só ouvir e escrever produções de textos.
A aula foi tão maravilhosa que fez eu lembrar do tempo que eu estudava a disciplina de Educação Física no curso do Magistério, pois a professora fazia a mesma coisa com nós, porque antes de ensinar os alunos uma brincadeira, nós que éramos futuras professoras experimentávamos antes essa brincadeira para depois sim aplicarmos com os nossos alunos.
Eu gostei tanto das brincadeiras que aprendi nessa aula que resolvi realizar na aula de Educação Física com os meus alunos. No aquecimento eu brinquei com eles do jogo que aprendemos de casa e inquilino, no moderado brincamos de energizado e no volta a calma de zip, zap e zup. Meus alunos adoraram a brincadeira, pois eles não conheciam nenhuma delas. Na verdade eles já estavam cansados de brincar com as mesmas brincadeiras que eles já conheciam. Como por exemplo: pega-pega paralitico, morto vivo e ovo podre.
Acho interessante aprendermos novas brincadeiras para levar para dentro da nossa escola e da nossa sala de aula, porque infelizmente existem professores que acham que aula de Educação Física é apenas dar uma corda para as meninas pularem e uma bola para os meninos jogarem. É uma pena que muitos colegas pensem assim, pois eles esquecem que temos que trabalhar a motricidade ampla, o equilíbrio, a lateralidade, o freio inibitório, entre outras coisas.
Meus alunos adoraram a aula e disseram que foi a melhor aula de Educação Física que eles tiveram.
Que máximo participar de uma aula capaz de gerar tanta reflexão e empolgação. Que ótimo que sentiu isso e conseguiu passar aos teus alunos momentos de aprendizados com a presença da Ludicidade. Certamente você está desenvolvendo as ideias aqui expostas e colaborando muito com a interdisciplina de Ludicidade.
ResponderExcluirKatielle de Oliveira
Tutora Ludicidade e Educação