quarta-feira, 29 de novembro de 2017

A história das pessoas com deficiência

Realizar esta atividade foi prazerosa, porque me deparei um pouco com a realidade na qual eu vivo e convivo com minha mãe.
Não foi fácil relatar, mas foi importante compartilhar no fórum com os colegas esta experiência.
Esta atividade fez lembrar do que aprendemos no tempo de escola e de magistério sobre a história de pessoas com deficiências. Alguns filmes que assisti na época do magistério me chamaram muito a atenção sobre o assunto. Um deles inclusive foi: Rain Man.

SINOPSE E DETALHES

Charlie (Tom Cruise), um jovem yuppie, fica sabendo que seu pai faleceu. Eles nunca se deram bem e não se viam há vários anos, mas ele vai ao enterro e ao cuidar do testamento descobre que herdou um Buick 1949 e algumas roseiras premiadas, enquanto um "beneficiário" tinha herdado três milhões de dólares. Curioso em saber quem herdou a fortuna, ele descobre que foi seu irmão Raymond (Dustin Hoffman), cuja existência ele desconhecia. Autista, Raymond é capaz de calcular problemas matemáticos com grande velocidade e precisão. Charlie sequestra o irmão da instituição onde ele está internado para levá-lo para Los Angeles e exigir metade do dinheiro, nem que para isto tenha que ir aos tribunais. É durante uma viagem cheia de pequenos imprevistos que os dois entenderão o significado de serem irmãos.

Confesso que eu tinha pouco conhecimento sobre a história das pessoas com deficiência. Admito que criei interesse pelo assunto quando minha mãe foi vítima de um AVC, ocasionando a deficiência física dela. Minha mãe se tornou cadeirante e perdeu a fala, portanto comecei a me interessar mais pelo assunto e a procurar os direitos da minha mãe. Infelizmente há dez anos atrás eram poucos ônibus adaptados para cadeirantes em Porto Alegre. Eu esperava com minha mãe até mais de uma hora por um ônibus adaptado. Graças a Deus a situação hoje em Porto Alegre já é diferente e quase todos os ônibus  já são adaptados para pessoas com deficiência física. 
Hoje minha mãe está enfrentando outra situação de deficiência, sendo agora a visual, porém estamos procurando recursos e todo o direito que ela tem. 

A importância da aula presencial

Hoje a aula presencial da interdisciplina do Seminário Integrador VI, foi muito importante e significativa para mim, pois mesmo o curso sendo a distância as aulas presenciais são fundamentais para esclarecer as dúvidas que temos e aprender o que não conseguimos realizar em nossa casa.
Graças a Deus com a ajuda das professoras e com a disponibilidade e solidariedade de colegas eu finalmente consegui criar minha página no PBworks e o link que eu não conseguia fazer em minha casa, porque realmente não lembrava como se fazia.
Percebi que realmente havia conseguido realizar em grupo a primeira atividade do Seminário Integrador VI, na aula presencial que teve, porém agora só tenho que deixar registrado a experiência vivida do preconceito que eu sofri em minha página.

O que é aprendizagem?

Sobre a atividade do fórum o que é aprendizagem passou-se vários questionamentos na minha cabeça, inclusive o que podemos considerar que é aprendizagem de fato. Portanto, a aprendizagem é o processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação. Este processo ocorre a partir de diferentes perspectivas, de forma que há diferentes teorias de aprendizagem. Aprendizagem é uma das funções mentais mais importantes.
 

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

O que eu aprendi com o quadro de conceitos estruturantes:

QUADRO 1 – CONCEITOS ESTRUTURANTES

Queridas alunas e alunos!
Antes de iniciar as leituras propostas neste módulo, registrem seus conhecimentos escrevendo o que sabem sobre cada um dos conceitos no quadro a seguir.


CONCEITOS BÁSICOS
O QUE EU SEI?
DEMOCRACIA

É quando o povo tem o direito de escolher seu representante político. É um regime de governo onde o povo é que deve tomar suas decisões políticas e de poder.
ESTADO:

Território geográfico. Conjunto das instituições que controlam e administram uma nação
GLOBALIZAÇÃO
Processo de integração entre países e pessoas de todo o mundo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
PARTICIPAÇÃO:


É quando um individuo se empenha em alguma causa ou ação. O termo pode ser usado para fazer referência à capacidade de os cidadãos (o eleitorado) se envolverem nas decisões políticas de um país ou de uma região.

NEOLIBERALISMO
É um pensamento político onde prevalece a autonomia e liberdade do povo. Neoliberalismo é uma doutrina socioeconômica que retoma os antigos ideais do liberalismo clássico ao preconizar a mínima intervenção do Estado na economia.
POLÍTICA
Governar um país, estada ou cidade. Política é a ciência da governança de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses. Na ciência política, trata-se da forma de atuação de um governo em relação a determinados temas sociais e econômicos de interesse público: política educacional, política de segurança, política salarial, política habitacional, política ambiental 
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Leis que estabelecem normas para a educação. É o nome dado a uma série de medidas anteriormente planejadas colocadas em prática por um governo. Ela cria acessórios importantes para elevar a educação no meio da sociedade.
POLÍTICAS PÚBLICAS
Ações tomadas pelo governo. Essa Política é de responsabilidade do Estado, com base em organismos políticos e entidades da sociedade civil, se estabelece um processo de tomada de decisões que derivam nas normatizações do país, ou seja, nossa Legislação.
                          
CONCEITOS BÁSICOS
O QUE EU SEI?
PODER
Pessoa ou grupo com poder participativo. Poder é o direito de deliberar, agir, mandar e, dependendo do contexto, exercer sua autoridade, soberania, a posse de um domínio, da influência ou da força. Poder é um termo que se originou a partir do latim possum, que significa “ser capaz de”, e é uma palavra que pode ser aplicada em diversas definições e áreas.
FORÇA
Força de uma população. A força é um conceito muito conhecido, porém de difícil definição. O significado deste conceito, dizem muitos, é intuitivo e se pode encontrar na experiência do dia a dia. A força, no entanto, é ago que quando atua sobre o corpo de certa massa, acaba por provocar um efeito.

GESTÃO
Grupo de pessoas que está no comando.  o conceito de gestão refere-se à acção e ao efeito de gerir ou de administrar. Gerir consiste em realizar diligências que conduzem à realização de um negócio ou de um desejo qualquer. Administrar, por outro lado, consiste em governar, dirigir, ordenar ou organizar.

AUTONOMIA
Direito de tomar suas própria decisões. Autonomia é a qualidade de ter independência, de ter a liberdade para tomar decisões, de ter responsabilidade sobre seus próprios atos, de ter auto-suficiência.
CIDADANIA
Membro de um país. Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição de um país. A cidadania também pode ser definida como a condição do cidadão, indivíduo que vive de acordo com um conjunto de estatutos pertencentes a uma comunidade politicamente e socialmente articulada.
PROCESSOS COLETIVOS E PARTICIPATIVOS
Processos que envolve a comunidade ou população. É um processo de tomada de decisões e de comunicação sobre os objetivos que se devem atingir no futuro visando transformar uma dada realidade, de uma maneira mais ou menos controlada.


O que eu sei sobre o quadro de conceitos estruturantes:

QUADRO 1 – CONCEITOS ESTRUTURANTES

Queridas alunas e alunos!
Antes de iniciar as leituras propostas neste módulo, registrem seus conhecimentos escrevendo o que sabem sobre cada um dos conceitos no quadro a seguir.


CONCEITOS BÁSICOS
O QUE EU SEI?
DEMOCRACIA

É quando o povo tem o direito de escolher seu representante político.
ESTADO:

Território geográfico.
GLOBALIZAÇÃO
Processo de integração entre países e pessoas de todo o mundo.
PARTICIPAÇÃO:

É quando um individuo se empenha em alguma causa ou ação.
NEOLIBERALISMO
É um pensamento político onde prevalece a autonomia e liberdade do povo.
POLÍTICA
Governar um país, estada ou cidade.
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Leis que estabelecem normas para a educação.
POLÍTICAS PÚBLICAS
Ações tomadas pelo governo.
                          
CONCEITOS BÁSICOS
O QUE EU SEI?
PODER
Pessoa ou grupo com poder participativo.
FORÇA
Força de uma população.
GESTÃO
Grupo de pessoas que está no comando. 
AUTONOMIA
Direito de tomar suas própria decisões .
CIDADANIA
Membro de um país.
PROCESSOS COLETIVOS E PARTICIPATIVOS
Processos que envolve a comunidade ou população.


Projeto Identidade - Resultados

Tivemos:
* Tipologia textual;
* Linha do tempo;
* Seminário;
*Livro Identidade;
*Feira do livro.

 O trabalho do Projeto Pedagógico em Ação foi desafiador, porque elaborar um projeto sozinho já não é fácil, agora elaborar em grupo complica mais ainda, porém conseguimos um resultado satisfatório. 
Através do Projeto Identidade conseguimos realizar várias atividades significativas e interessantes.

O livro identidade de alguns alunos


Mapa Conceitual realizado com os alunos

     Através do mapa percebemos que queremos descobrir nossos pontos fortes e nossos pontos fracos, nossas qualidades e nossos defeitos, quem somos, o que pensamos, o que gostamos e não gostamos, como agimos e o que queremos e desejamos vivenciar. A partir dai surgiram novas ideias de trabalho como a linha do tempo, árvore genealógica e o livro de sua história. Os alunos amaram realizar a atividade, tanto que serão expostos os livros na feira de livros da escola, pois afinal grandes escritores, grandes leitores.






Resultado sobre a atividade do poema

     Ao trabalharmos o poema identidade de Pedro Bandeira, na tipologia textual, surgiu a dúvida se realmente conhecíamos nossa verdadeira identidade.
     Mas afinal qual é nossa identidade? Quem somos? O que queremos descobrir de nós mesmos?

Atividades do projeto Identidade para a turma do 5º ano

Atividades do projeto Identidade para a turma do 5º ano

O projeto Identidade teve início na turma 51 com a entrega do poema "Identidade" de Pedro Bandeira, Moderna.
A professora iniciou realizando a leitura do poema com a turma.

Identidade

Às vezes nem eu mesmo
sei quem sou.
às vezes sou.
"o meu queridinho",
às vezes sou
"moleque malcriado".
Para mim
tem vezes que eu sou rei,
herói voador,
caubói lutador,
jogador campeão.
às vezes sou pulga,
sou mosca também,
que voa e se esconde
de medo e vergonha.
Às vezes eu sou Hércules,
Sansão vencedor,
peito de aço
goleador!
Mas o que importa
o que pensam de mim?
Eu sou quem sou,
eu sou eu,
sou assim,
sou menino.
Pedro Bandeira

O que eu aprendi com a questão democrática? Na verdade o que é democracia?




Democracia é uma palavra de origem grega que pode ser definida como governo (kratos) do povo (demo).

Dessa forma, a democracia pode ser entendida como um regime de governo onde o povo (cidadão) é quem deve tomar as decisões políticas e de poder. A democracia pode ser direta, indireta ou semi-direta: diante da impossibilidade de todos os cidadãos tomarem as decisões de poder (democracia direta), estas passam a ser tomadas por representantes eleitos (democracia indireta ou representativa) e, nesse caso, são os representantes que tomam as decisões em nome daqueles que os elegeram.

Uma das questões da gestão democrática é que existe o acesso da comunidade escolar às decisões na gestão da escola, ou seja, a participação e decisão coletiva entre pais, alunos, funcionários, professores e a gestão, pois é um trabalho integrado, em conjunto, em equipe.

O que é avaliação?

O que eu aprendi com a atividade sobre a avaliação e o fórum de atualidades sobre a educação?
Aprendi que falar de avaliação não é fácil, pois sempre vem àquela velha pergunta: como devemos avaliar? O que é avaliação mesmo? Será que eu estou avaliando o meu aluno corretamente?

     Assistindo o vídeo indicado pela interdisciplina sobre a avaliação na educação infantil https://moodle.ufrgs.br/course/view.php?id=43002, percebo que a avaliação ela é continua, ou seja, constante, pois é através da observação, do diálogo e dos registros diários que obtemos uma boa avaliação do nosso aluno. Não adianta você apenas atribuir uma nota ou fazer um parecer marcando x do que o seu aluno aprendeu ou não aprendeu, mas a avaliação é construída diariamente, através da observação e do registro do crescimento e avanço do seu aluno. Uma prova objetiva é muito fácil ser avaliada e atribuir uma nota em cima, porém um trabalho bem elaborado pelo seu aluno faz você perceber melhor o que ele pensou em desenvolver, como ele usou a criatividade, qual a ideia nova que ele trouxe para a sala de aula. Muitas vezes um trabalho mostra mais que uma prova, pois através de muitos trabalhos você consegue observar melhor o desempenho do seu aluno, o ser pensante, pesquisador, inovador, leitor, criador e autor de sua própria história que ele se tornou. Por isso, eu digo: Isto sim é uma avaliação de verdade, porque ela mostra o avanço e o crescimento do seu aluno como pessoa e na aprendizagem.

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Professor Reflexivo

A atividade que me chamou muito a atenção foi à tarefa da interdisciplina do Seminário Integrador V, ou seja, a atividade sobre o que é ser professor reflexivo.
     Segundo Isabel Alarcão (1992), ser professor reflexivo exige “a auto-reflexão é intuição e emancipação, compreensão e libertação de dependências dogmáticas. O dogmatismo que desfaz a razão é falsa consciência. O dogmático vive disperso, sujeito dependente, determinado pelos objectos, tendo concedido a si próprio tornar-se uma coisa.” (Habermas)

     “Só o eu se aprende a si próprio. Como sujeito que se questiona a si mesmo, o eu consegue a autonomia.” (Habermas).
Na minha opinião, ser reflexivo é: refletir, observar e após tentar solucionar.
Refere-se ao fato da consciência ter conhecimento acerca de si mesmo.
Através da reflexão deixamos registrado no blogger o que refletimos.
O professor reflexivo tem que parar e refletir principalmente sobre a questão da avaliação.

sexta-feira, 28 de abril de 2017

ÁREAS CEREBRAIS MAIS AFETADAS PELA DEPRESSÃO


Sintomas da Depressão

Nosso trabalho em grupo sobre a depressão fez levantar certezas provisórias e dúvidas, porém levantou a dúvida de quais seriam os sintomas da depressão.
Conheça nesta imagem abaixo alguns deles.


Nove tipos de depressão e seus CID

A depressão pode ser classificada de acordo com a sua causa e duração, assim como os sintomas que o paciente apresenta. Assim, existem 9 tipos de depressão mais comuns, que incluem:
  1. Depressão pós-parto: surge após o parto e gera sintomas como tristeza, irritabilidade ou rejeição do bebê;
  2. Depressão major: apresenta 5 sintomas característicos da depressão, durante mais de 2 semanas, que comprometem as atividades diárias do indivíduo;
  3. Depressão bipolar: caracteriza-se por mudanças constantes no humor dos indivíduos, variando entre depressão profunda e alegria excessiva;
  4. Depressão reativa: surge após um acontecimento estressante, como morte de um familiar, e para o qual o indivíduo não consegue reagir;
  5. Distimia: presença de vários sintomas típicos de depressão durante mais de 2 anos, sendo o principal a tristeza constante;
  6. Depressão atípica: apresenta sintomas contrários aos da depressão normal, tendo os pacientes maior necessidade de dormir, comer ou ter contato íntimo;
  7. Distúrbio afetivo sazonal: episódios de depressão anuais, principalmente quando há mudanças de estações, devido à falta de sol, e tem como sintomas fadiga, tendência a comer muito doce e sonolência;
  8. Síndrome pré-menstrual: presença de pelo menos 5 dos sintomas comuns da depressão durante o ciclo menstrual, piorando na semana anterior à menstruação;
  9. Depressão psicótica: além dos sintomas de depressão, podem aparecer delírios e alucinações.

CID DA DEPRESSÃO
CID 10 F33 - Transtorno depressivo recorrente Resultado(s) encontrado(s): 8 CID 10 - F33 Transtorno depressivo recorrente CID 10 - F33.0 Transtorno depressivo recorrente, episódio atual leve CID 10 - F33.1 Transtorno depressivo recorrente, episódio atual moderado CID 10 - F33.2 Transtorno depressivo recorrente, episódio atual grave sem sintomas psicóticos CID 10 - F33.3 Transtorno depressivo recorrente, episódio atual grave com sintomas psicóticos CID 10 - F33.4 Transtorno depressivo recorrente, atualmente em remissão CID 10 - F33.8 Outros transtornos depressivos recorrentes CID 10 - F33.9 Transtorno depressivo recorrente sem especificação.

Psicologia da Vida Adulta

Estudar Psicologia da Vida Adulta está sendo Maravilhoso, pois eu e meus colegas estamos estudando temas interessantíssimos, como por exemplo: Ansiedade, estresse, idoso, frustrações, novas estruturas familiares, maturidade feminina e masculina, síndrome de Peter Pan, dificuldades de aceitar mudanças e depressão.
 Cada grupo de colegas está responsável por um tema. O nosso é Depressão. Pesquisar sobre o assunto está sendo maravilhoso, pois é um tema que me interessa bastante, porque até então estava me considerando uma pessoa depressiva. Está sendo prazeroso ir a fundo neste assunto, tentar entender esta doença e ajudar pessoas com problemas assim.
Gostaria de compartilhar com vocês uma postagem sobre um dizer de um grande Psicólogo que eu considero muito. Se eu tivesse muito dinheiro e oportunidade faria sessões de terapia com ele, pois os livros de autoajuda de Augusto Cury são magníficos.

terça-feira, 4 de abril de 2017

Blog do Grupo

Olá pessoal!

Segue abaixo o link do blogger do nosso grupo meu e da Ana Paula.

http://pead2017.blogspot.com.br/

 Em breve teremos novidades.

Não deixe de acompanhar!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Linha do Tempo

   Realizar a atividade da linha do tempo foi maravilhoso, pois costumo trabalhar todos os anos com os meus alunos, porque a linha do tempo trabalha a representação da história de vida de cada um deles, junto com seus familiares, ou seja, desde o seu nascimento.

   Segue abaixo a foto da representação da linha do tempo dos meus alunos.


O TRABALHO SOBRE O PORTFÓLIO

  Realizar o trabalho sobre o portfólio  foi maravilhoso, pois o Tema abordado e elaborado com a minha turma foi a história de nossa cidade, ou seja, Porto Alegre 244 anos de história.
  Abaixo mostra um pouco de como foi realizado este trabalho com a turma do 3° ano.



















    O tema do projeto foi: Porto Alegre 244 anos de história.
    Eixo temático: A semana do aniversário da nossa cidade.
    Durante a semana do aniversário de Porto Alegre  foi realizado com os alunos da turma 301 uma contação de história no álbum seriado, ou seja, através de desenhos sobre a história da nossa cidade.
   Na continuação da semana os alunos ouviram, interpretaram e entoaram a música Porto Alegre é demais de Isabela Fogaça.
   Na mesma semana eles trouxeram gravuras dos pontos turísticos de nossa cidade, onde cada um na hora do conto deveria comentar sobre o que sabia do ponto turístico ao qual levou a gravura.
  Para finalizar o trabalho, cada aluno deveria desenhar e colar as gravuras dos pontos turísticos de Porto Alegre em seu cartaz, ou seja, montar um  pequeno cartaz.
   Após, os cartazes dos alunos formariam um grande painel.
  


EXISTE VIDA INTELIGENTE E ÁGUA EM OUTROS PLANETAS?

Imagens retiradas do site da NASA, que nos deixam com dúvidas se existe vida inteligente e água em outros planetas.
E você acredita?
Deixe sua opinião, pois ajudará em nosso trabalho.
Segue abaixo imagens que supostamente foram encontradas no Planeta Marte.




Projeto de Aprendizagem

O trabalho sobre o projeto de aprendizagem não foi fácil, pois foi um trabalho desafiador, porém uniu muito o meu grupo de trabalho, pois pegamos juntas essa missão.  O trabalho fez com que nós fossemos em busca de pesquisas mais avançadas, inclusive no site da NASA, para conseguir esclarecer nossas certezas e dúvidas.  O projeto de aprendizagem nos fez interagir e ouvir a opinião dos alunos do terceiro ano dos anos iniciais, inclusive foi muito importante para o nosso trabalho ouvir a opinião de nossos queridos alunos.

Segue abaixo a entrevista que foi realizada com a turma do terceiro ano.

Foi realizada uma pesquisa com vinte e três alunos do 3° ano dos anos iniciais.


A entrevista era a seguinte:  Alunos deveriam responder e dar sua opinião sobre a pergunta que aparece abaixo.


Você acha que existe água e vida inteligente em outros planetas do sistema solar além do planeta Terra?


As respostas foram as mais diversas possíveis, onze alunos responderam que sim. Alguns disseram que já tinham visto até disco voador, por isso que existia vida inteligente sim, porque eles vinham nos espionar e portanto precisariam de água para sobreviver. Essa foi a resposta de alguns alunos do terceiro ano dos anos iniciais e outros alunos da mesma turma acabaram concordando.

Já os outros nove alunos da turma disseram que não existe água e vida inteligente em outros planetas do sistema solar além do planeta Terra, porque só existe pessoas e água no Planeta Terra.

Três alunos não souberam responder se existia ou não.

Noção de tempo e de espaço

     Para trabalhar noção de tempo com os meus alunos eu começo geralmente com uma contação de história, ou seja, a história dos números. Devido ser uma turma de 3° ano dos anos iniciais, trabalho com eles relógio. Hora, meia hora, minutos e segundos. Costumo trabalhar também o calendário: dias da semana, semana, mês e ano, mas antes de trabalhar o relógio eu trabalho com eles a ampulheta. Ter realizado essa tarefa sobre noção de tempo foi maravilho para mim, pois consegui relatar a forma que eu trabalho a ampulheta com os meus alunos em sala de aula.
Construir uma ampulheta com duas garrafas pet de 250 ml e areia colorida para medir o tempo.  O aluno poderá calcular o tempo da ampulheta com a ajuda do relógio para ver quantos minutos irá durar. Depois calcular o tempo somente com a ampulheta.
      Amo trabalhar noção de tempo e espaço com os meus alunos. Noção de espaço geralmente eu gosto de finalizar com um trabalho de maquete, porque assim o aluno consegue através da maquete representar da sua maneira o que aprendeu.
     Representação de espaço, através da atividade da maquete representando o seu bairro e onde localiza-se sua escola.




domingo, 26 de fevereiro de 2017

Operações Aritméticas



   Foi muito importante realizar a atividade de operações aritméticas, porque mostra como estou desenvolvendo meu trabalho em sala de aula com os meus alunos.
Segue abaixo como estou trabalhando a multiplicação e a divisão.

Multiplicação e divisão

   Trabalho com a multiplicação e a divisão de diversas formas com os meus alunos.
  Geralmente costumo a introduzir tanto a multiplicação como a divisão com o material de contagem, ou seja, palitos de picolés coloridos e enfeitados.
    Divido a turma em pequenos grupos, os próprios alunos são os voluntários para realizar a operação com a ajuda do material de contagem. Depois é realizado o registro no quadro com o nome dos termos sobre o que os alunos aprenderam.
    Em seguida faço o mesmo processo com os alunos, porém agora com o material dourado.
     Depois que os alunos aprenderam a multiplicação e a divisão eu ensino o processo inverso tanto de uma quanto da outra com o auxilio do material de contagem e a representação no material dourado.
    O texto ajudou bastante, pois fez eu refletir como devo trabalhar a Matemática em minha sala de aula.

Professor Reflexivo

     A décima postagem refere-se ao dia 26 de julho de 2017, conforme mostra o link: https://gimenabgimenez.blogspot.com/2017/07/professor-r...