sábado, 20 de julho de 2019
Psicologia da Vida Adulta
A terceira postagem que eu resolvi falar e fazer minha reflexão é referente a uma postagem sobre a depressão e a empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro, conforme mostra o link: https://gimenabgimenez.blogspot.com/2017/04/psicologia-da-vida-adulta.html. Essa postagem é do dia 28 de abril de 2017, sobre a psicologia da vida adulta.
Hoje percebo que na época eu não havia comentado como esse estudo da depressão modificou meu modo de pensar e de planejar minha ação como educadora em sala de aula, portanto gostaria de comentar como esse estudo mudou minha forma de pensar e ajudar meu aluno melhor.
Muitas vezes nós professores estamos mais preocupados em ensinar aquele conteúdo que é imposto pelo ensino do que ver aquele aluno que está quieto muitas vezes ou agitado demais e não consegue avançar em sua aprendizagem.
Cada um tem sua história de vida diferente e muitas vezes um abraço vale mais que mil palavras.
Hoje tento ouvir mais o meu aluno, para poder ajudá-lo de uma forma melhor, porque muitas vezes aquela criança não tem com quem desabafar. Como que ela irá conseguir aprender algo se o que acontece na sua realidade no dia-a-dia é muito diferente do que lhe é apresentado para aprender?
Percebo que o que falta no ser humano e em muitas salas de aula é ouvir mais o outro, tentar compreende-lo, para tentar ajudar, assim com certeza o aluno terá um aprendizado significativo. O aluno tem que perceber que houve a empatia e que sempre há alguém que está disposto em ajudá-lo e não fazer o que muitos professores infelizmente fazem que é rodar o aluno, porque ele não se esforçou o suficiente para passar. Me desculpem, mas isso de dizer que o aluno terá uma nova oportunidade em aprender no próximo ano não é ajudar o aluno a crescer e ir para frente, mas simplesmente querer se livrar daquele problema naquele momento e jogar toda a culpa em cima do aluno, para não ter mais trabalho no final do ano para corrigir.
Infelizmente conheço muitos "profissionais" que fazem isso no final do ano, porque estão sobrecarregados de trabalho e acham melhor tocar o "problema" para resolver no ano seguinte.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Professor Reflexivo
A décima postagem refere-se ao dia 26 de julho de 2017, conforme mostra o link: https://gimenabgimenez.blogspot.com/2017/07/professor-r...
-
Atividades do projeto Identidade para a turma do 5º ano O projeto Identidade teve início na turma 51 com a entrega do poema "Ide...
Nenhum comentário:
Postar um comentário