segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

A importância do Portfólio.

 A primeira postagem que escolhi para comentar e fazer a minha reflexão é referente a postagem do dia 06 de setembro de 2015, que se refere a um trabalho em grupo realizado em uma aula presencial do Seminário Integrador II, que fala  da importância do portfólio.
   Admito que no segundo semestre do curso eu não compreendia exatamente o que era solicitado, pois falar de aprendizagem nunca é fácil, ainda mais em um trabalho em grupo, porque cada um tem uma concepção diferente do que é aprendizagem, mas temos que chegar a um denominador comum.
  Confesso que muitas vezes eu relatava apenas o que acontecia na aula presencial, como se esquecesse que o curso é em AD, porém não era proposital, pois infelizmente eu não conseguia ter a visão que o que ocorria na aula presencial era aquilo que nós estávamos estudando a teoria em AD e tentando colocar na prática, muitas vezes em nossa própria sala de aula.
 Costumava a postar fotos ou imagem de um trabalho em grupo realizado, sem mesmo descrever o que a imagem representava, sem demonstrar efetivamente o que eu havia aprendido, mas não foi por falta de orientação dos tutores, na verdade foi uma falha minha, que não conseguia perceber e entender que faltava evidências e argumentos para detalhar a postagem. 
   Hoje, percebo que durante o curso aprendi que a aprendizagem é uma das funções mentais mais importantes, portanto é importante que o professor perceba o papel fundamental dele, que é: motivar, provocar, incentivar e estimular o aluno em sua descoberta para que haja a aprendizagem.
   Em minha sala de aula sempre procuro motivar os meus alunos irem à busca de novas descobertas, através da curiosidade, da leitura e da pesquisa. Procuro incentivar eles a serem alunos pensantes, pesquisadores, criadores, escritores e leitores de sua própria história.
     Acredito que a vida é um aprendizado constante, por isso, estamos sempre no processo do construtivismo.
     Para Freire (2002), “O ensino precisa gerar a capacidade de ler, apreender e transformar situações marcadas pela exploração, negligência, discriminação, entre tantos outros problemas sociais existentes em nosso meio”. Para tanto precisamos de um ambiente escolar no qual o aluno desenvolva sua capacidade de leitura e interpretação das diferentes situações vivenciadas por ele e que se faça sujeito ativo na sua comunidade".

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