sábado, 4 de agosto de 2018

Três Brincadeiras.


   Eu e meu grupo escolhemos essas três atividades para apresentar. Aprendi com esta atividade as brincadeiras que estão relacionadas e desenvolvem a consciência fonológica e que possuem relação com a oralidade e a escrita. Confesso que quando tive uma turma de 1° ano e 2° ano eu desenvolvia com eles essas atividades, mas admito que eu não pensava na consciência fonológica.

Apresente, no mínimo, 3 exemplos de atividades que desenvolvam consciência fonológica e que possuem uma relação com a oralidade e a escrita.

Ana Paula Brasil Gimenez
Gimena Barbosa Gimenez
Márcia Saraiva
Turma: E

Exemplos de 3 atividades consciência fonológica
Atividade 1
Ditado dos nomes
Descrição da atividade:
Trabalhar com os nomes dos alunos, utilizando a oralidade.
No momento da chamada, chamar e escrever o nome do aluno no quadro, por exemplo: “Rafael, termina com “el" e verificar a existência de mais alunos presentes com o nome com está terminação, como: Daniel l, Gabriel, etc.
Fazer isso com todos os nomes da chamada, usando também a sílaba inicial do nome e nomes que rimam.
Atividade 2
Janelinha do tempo
Trabalhando com a janelinha do tempo, dialogando com os alunos, como por exemplo: Está um dia chuvoso, questionar os alunos sobre o som da chuva, como: chuá chuá. Escrever no quadro a palavra chuva que se refere à representação do som repetido pelas crianças. “Outro ex: o som do trovão:” Troom! Aproveita-se para trabalhar o som do “tr" o que as crianças possuem dificuldades para pronunciar, assim busca-se outras palavras com tr como trator, estrada, trovão, trabalho. Estimular as crianças a repetir cada palavra e fazer exercícios orais “tr" mostrando a localização da língua durante esta pronúncia.
Atividade 3
Loteria das palavras
Descrição da atividade:
Vamos procurar qual é a palavra que tem o som parecido com ...leão?
Selecione o cartão do leão e diz que procure entre as figuras uma com o som parecido com leão. Espere que as crianças encontre aquela com som parecido e pergunte: Em que são parecidas?
Construa outras perguntas a partir das respostas das crianças. Coloque cada figura ao lado daquela que rima em seguida pronunciem cada uma com seu par.
Para essa atividade serão necessários 24 cartões de 6 por 6 cm com as seguintes ilustrações.
Aranha/picanha
Leão /melão
Sol/caracol
Pipoca/minhoca
Borboleta /pirueta
Caminhão /violão
Gato/Pato
Berço/terço
Campeão /sabão
Elefante/gigante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor Reflexivo

     A décima postagem refere-se ao dia 26 de julho de 2017, conforme mostra o link: https://gimenabgimenez.blogspot.com/2017/07/professor-r...