Eu e meu grupo escolhemos essas três atividades para apresentar. Aprendi com esta atividade as brincadeiras que estão relacionadas e desenvolvem a consciência fonológica e que possuem relação com a oralidade e a escrita. Confesso que quando tive uma turma de 1° ano e 2° ano eu desenvolvia com eles essas atividades, mas admito que eu não pensava na consciência fonológica.
Apresente, no
mínimo, 3 exemplos de atividades que desenvolvam consciência fonológica e que
possuem uma relação com a oralidade e a escrita.
Ana Paula Brasil Gimenez
Gimena Barbosa Gimenez
Márcia Saraiva
Turma: E
Exemplos de 3
atividades consciência fonológica
Atividade
1
Ditado dos nomes
Descrição da atividade:
Trabalhar com os nomes dos alunos, utilizando a oralidade.
No momento da chamada, chamar e escrever o nome do aluno no
quadro, por exemplo: “Rafael, termina com “el" e verificar a existência de
mais alunos presentes com o nome com está terminação, como: Daniel l, Gabriel,
etc.
Fazer isso com todos os nomes da chamada, usando também a
sílaba inicial do nome e nomes que rimam.
Atividade 2
Janelinha do tempo
Trabalhando com a janelinha do tempo, dialogando com os
alunos, como por exemplo: Está um dia chuvoso, questionar os alunos sobre o som
da chuva, como: chuá chuá. Escrever no quadro a palavra chuva que se
refere à representação do som repetido pelas crianças. “Outro ex: o som do
trovão:” Troom!
Aproveita-se para trabalhar o som do “tr" o que as crianças possuem
dificuldades para pronunciar, assim busca-se outras palavras com tr
como trator, estrada, trovão, trabalho. Estimular as crianças a repetir cada
palavra e fazer exercícios orais “tr" mostrando a localização da
língua durante esta pronúncia.
Atividade
3
Loteria das palavras
Descrição da atividade:
Vamos procurar qual é a palavra que tem o som parecido
com ...leão?
Selecione o cartão do leão e diz que procure entre as
figuras uma com o som parecido com leão. Espere que as crianças encontre aquela
com som parecido e pergunte: Em que são parecidas?
Construa outras perguntas a partir das respostas das
crianças. Coloque cada figura ao lado daquela que rima em seguida pronunciem cada
uma com seu par.
Para essa atividade serão necessários 24 cartões de 6 por
6 cm com as seguintes ilustrações.
Aranha/picanha
Leão /melão
Sol/caracol
Pipoca/minhoca
Borboleta /pirueta
Caminhão /violão
Gato/Pato
Berço/terço
Campeão /sabão
Elefante/gigante
Nenhum comentário:
Postar um comentário