sábado, 4 de agosto de 2018

Unidade 1 - Atividade 2 / Grupo. Conceitos, Funções, Histórias e Desafios da EJA


Com este trabalho da EJA, nós do grupo conseguimos entender os conceitos e as funções da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Conseguimos conhecer também um pouco da história da EJA e quando ela começou.


Educação de Jovens e Adultos no Brasil
Ana Paula Brasil Gimenez
Antonia Avanildes Cardoso
Gimena Barbosa Gimenez
Mara Lúcia Pereira da Silva
Marcia Saraiva dos Reis

(01) Quais são e como se definiram os conceitos e as funções da educação de jovens e adultos
          Ao longo da história da educação muitas experiências foram desenvolvidas na EJA. Artigos foram escritos, pesquisas realizadas, cursos e seminários apresentados. Porém a partir do ano 2000 destaca-se a estruturação da Secretaria de Educação continuada, alfabetização, diversidade e Inclusão (BRASIL, MEC/SECADI), que tem a função de promover políticas e programas voltados à potencialização do papel da educação nas mudanças culturais e sociais, assim como contribuir para a redução das desigualdades educacionais por meio da participação de todos os sujeitos em políticas que assegurem a ampliação do acesso à educação.
       A EJA destina-se aos alunos que não tiveram acesso à escola na idade própria ao ensino fundamental e ao ensino médio que não puderam dar continuidade aos estudos. Isto significa, que jovens e adultos estão fora da escola, tiveram talvez o acesso à escola, mas não tivesse a sua permanência, foram excluídos do acesso educacional por algum motivo. Essa modalidade de ensino vem para contribuir de forma significativa para o desenvolvimento destes sujeitos.
(02) Elaborar uma linha do tempo da história da EJA:
Linha do tempo da história da EJA





1985- Decreto 91980  25/11/85 substitui o MOBRAL e cria a Fundação Educar
                                   2004- Educação de Jovens e Adultos- Secretaria de educação Continuada e Alfabetização e Cidadania ( SECAD).





3) Quais seriam os desafio da EJA

        Acreditamos que o principal desafio para a EJA no Brasil está em reconhecer a fala e a trajetória de vida desses sujeitos antes de qualquer prática. Isto quer dizer que é importante que se possibilite a esses estudantes perceberem na sua história a sua identidade quanto a raça, gênero, etnia, classe social.
       O desafio para a EJA também estará na formação do educador de Jovens e Adultos para além do curso de Pedagogia, renovação de currículo interdisciplinar e transversal, de forma que essa modalidade de ensino se constitua como direito e não uma função assistencialista de governo ou da sociedade.


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