Com este trabalho da EJA, nós do grupo conseguimos entender os conceitos e as funções da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Conseguimos conhecer também um pouco da história da EJA e quando ela começou.
Educação de Jovens e
Adultos no Brasil
Ana Paula Brasil Gimenez
Antonia Avanildes Cardoso
Gimena Barbosa Gimenez
Mara Lúcia Pereira da Silva
Marcia Saraiva dos Reis
(01) Quais são e como se definiram os conceitos e as funções da educação
de jovens e adultos
Ao longo da história da
educação muitas experiências foram desenvolvidas na EJA. Artigos foram
escritos, pesquisas realizadas, cursos e seminários apresentados. Porém a
partir do ano 2000 destaca-se a estruturação da Secretaria de Educação
continuada, alfabetização, diversidade e Inclusão (BRASIL, MEC/SECADI), que tem
a função de promover políticas e programas voltados à potencialização do papel
da educação nas mudanças culturais e sociais, assim como contribuir para a
redução das desigualdades educacionais por meio da participação de todos os
sujeitos em políticas que assegurem a ampliação do acesso à educação.
A EJA destina-se aos alunos
que não tiveram acesso à escola na idade própria ao ensino fundamental e ao
ensino médio que não puderam dar continuidade aos estudos. Isto significa, que
jovens e adultos estão fora da escola, tiveram talvez o acesso à escola, mas
não tivesse a sua permanência, foram excluídos do acesso educacional por algum
motivo. Essa modalidade de ensino vem para contribuir de forma significativa
para o desenvolvimento destes sujeitos.
(02) Elaborar uma linha do tempo da história da EJA:
Linha do tempo da história da EJA







1985- Decreto 91980
25/11/85 substitui o MOBRAL e cria a Fundação Educar





2004- Educação de Jovens e
Adultos- Secretaria de educação Continuada e Alfabetização e Cidadania ( SECAD).
3) Quais seriam os desafio da EJA
Acreditamos que o
principal desafio para a EJA no Brasil está em reconhecer a fala e a trajetória
de vida desses sujeitos antes de qualquer prática. Isto quer dizer que é
importante que se possibilite a esses estudantes perceberem na sua história a
sua identidade quanto a raça, gênero, etnia, classe social.
O desafio para a EJA também
estará na formação do educador de Jovens e Adultos para além do curso de
Pedagogia, renovação de currículo interdisciplinar e transversal, de forma que
essa modalidade de ensino se constitua como direito e não uma função
assistencialista de governo ou da sociedade.
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