sábado, 4 de agosto de 2018

Escolas Democráticas


Com essa atividade do vídeo de Escolas Democráticas eu e o meu grupo conseguimos distinguir o que é isolamento e o que é liberdade, conforme mostra na nossa atividade realizada sobre o vídeo.

Escolas Democráticas
Isolamento:
    O vídeo mostrava a escola isolada da sociedade e da realidade dos alunos. Quase como um mundo paralelo que modificava a atitude dos alunos, deixando-os robôtizados.
    O professor da escola mostrada no vídeo está sempre acima do aluno não demonstra interesse por suas hipóteses. Em resposta a isto, não consegue motivar os alunos.
Liberdade:
   Na escola do vídeo não existe liberdade, nem mesmo de expressão, pois a própria estrutura lembra uma "gaiola", "prisão" onde os alunos permanecem sempre sentados com os movimentos contidos.
   O tempo é sempre cronometrado, deixando uma impressão de controle excessivo, fechamento. O professor da mais importância ao tempo do que a atividade ou aprendizagem do aluno.
   Segundo Paulo Freire, Aprender é um ato revolucionário. Por meio da educação, e de maneira coletiva, o indivíduo deve tomar consciência de sua condição histórica, assumir o controle de sua trajetória e conhecer sua capacidade de transformar o mundo. “Ninguém luta contra forças que não entende; ninguém transforma o que não conhece (…)” / “Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor”.
   Tal educação libertadora e problematizadora, só pode se constituir num processo onde educador e educando aprendem juntos.
   Segundo Piaget, a cooperação começou a vencer a repressão, a liberdade individual tornou-se um valor necessário. A cooperação é o conjunto das interações entre indivíduos iguais (por oposição às interações entre superiores e inferiores) e diferenciados (por oposição ao conformismo obrigatório). Do ponto de vista sociológico, a cooperação organizou-se em correlação com a divisão do trabalho social e com a diferenciação psicológica dos indivíduos resultante. A cooperação supõe então a autonomia dos indivíduos, isto é a liberdade de pensamento, a liberdade moral e a liberdade política.
   Mas é preciso compreender que a liberdade, que surgiu da cooperação, não é a anomia ou a anarquia; ela é a autonomia; isto é a submissão do indivíduo a uma disciplina que ele próprio escolhe e à constituição da qual ele colabora com sua personalidade.

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