Com essa atividade do vídeo de Escolas Democráticas eu e o meu grupo conseguimos distinguir o que é isolamento e o que é liberdade, conforme mostra na nossa atividade realizada sobre o vídeo.
Escolas Democráticas
Isolamento:
O vídeo
mostrava a escola isolada da sociedade e da realidade dos alunos. Quase como um
mundo paralelo que modificava a atitude dos alunos, deixando-os robôtizados.
O professor da escola mostrada no vídeo está
sempre acima do aluno não demonstra interesse por suas hipóteses. Em resposta a
isto, não consegue motivar os alunos.
Liberdade:
Na escola do
vídeo não existe liberdade, nem mesmo de expressão, pois a própria estrutura
lembra uma "gaiola", "prisão" onde os alunos permanecem
sempre sentados com os movimentos contidos.
O tempo é
sempre cronometrado, deixando uma impressão de controle excessivo, fechamento.
O professor da mais importância ao tempo do que a atividade ou aprendizagem do
aluno.
Segundo Paulo
Freire, Aprender é um ato revolucionário. Por meio da educação, e de maneira
coletiva, o indivíduo deve tomar consciência de sua condição histórica, assumir
o controle de sua trajetória e conhecer sua capacidade de transformar o mundo.
“Ninguém luta contra forças que não entende; ninguém transforma o que não
conhece (…)” / “Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser
o opressor”.
Tal educação
libertadora e problematizadora, só pode se constituir num processo onde
educador e educando aprendem juntos.
Segundo Piaget, a cooperação começou a
vencer a repressão, a liberdade individual tornou-se um valor necessário. A
cooperação é o conjunto das interações entre indivíduos iguais (por oposição às
interações entre superiores e inferiores) e diferenciados (por oposição ao
conformismo obrigatório). Do ponto de vista sociológico, a cooperação
organizou-se em correlação com a divisão do trabalho social e com a
diferenciação psicológica dos indivíduos resultante. A cooperação supõe então a
autonomia dos indivíduos, isto é a liberdade de pensamento, a liberdade moral e
a liberdade política.
Mas é preciso compreender que a liberdade,
que surgiu da cooperação, não é a anomia ou a anarquia; ela é a autonomia; isto
é a submissão do indivíduo a uma disciplina que ele próprio escolhe e à constituição
da qual ele colabora com sua personalidade.
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