terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Ludicidade

  Essa sétima postagem que eu escolhi para refletir e comentar fala um pouco sobre a interdisciplina de Ludicidade, referente a postagem do dia 16 de maio de 2016, conforme mostra o link: https://gimenabgimenez.blogspot.com/2016/05/falando-um-pouco-da-aula-de-ludicidade.html#comment-form. Eu não poderia deixar de falar nessa minha reflexão da postagem mais elogiada do meu blog e que me marcou muito.

   A interdisciplina de Ludicidade foi uma das que eu mais gostei durante o curso, porque eu amo trabalhar com o lúdico. Durante o meu estágio na turma, tentei elaborar minhas aulas com o método mais lúdico possível, porque eu acredito que se aprende muito mais através do lúdico do que uma aula tradicional de quadro, caderno e folha. Tentei colocar em prática o que eu aprendi durante esses anos no PEAD.
   Tem coisas que faz você refletir, pensar e agir diferente, mas também tem coisas boas que deve permanecer. O exemplo disso foi essa aula de Ludicidade do PEAD, que meu pensamento permanece o mesmo, tanto que coloquei várias vezes em prática na minha sala de aula.


A  primeira aula presencial de Ludicidade e Educação foi simplesmente fantástica, pois fez eu me sentir como uma criança novamente. As vezes, nós os adultos, estamos tão atribulados com compromissos e responsabilidades, que  acabamos esquecendo a verdadeira criança que existe dentro de cada um de nós.
  •     A aula de Ludicidade nos proporcionou a descontrair, a tirar a tensão e o peso que acarretamos cada dia, nos ajudou a aprender brincando, nos tirou da zona de conforto e fez nos expressar de forma corporal. Acho isso muito importante, porque nos tira da aula tradicional maçante de só ouvir e escrever produções de textos.
  •     A aula foi tão maravilhosa que fez eu lembrar do tempo que eu estudava a disciplina de Educação Física no curso do Magistério, pois a professora fazia a mesma coisa com nós, porque antes de ensinar os alunos uma brincadeira, nós que éramos futuras professoras experimentávamos antes essa brincadeira para depois sim aplicarmos com os nossos alunos.
  •      Eu gostei tanto das brincadeiras que aprendi nessa aula que resolvi realizar na aula de Educação Física com os meus alunos. No aquecimento eu brinquei com eles do jogo que aprendemos de casa e inquilino, no moderado brincamos de energizado e no volta a calma de zip, zap e zup. Meus alunos adoraram a brincadeira, pois eles não conheciam nenhuma delas. Na verdade eles já estavam cansados de brincar com as mesmas brincadeiras que eles já conheciam. Como por exemplo: pega-pega paralitico, morto vivo e ovo podre.
  •     Acho interessante aprendermos novas brincadeiras para levar para dentro da nossa escola e da nossa sala de aula, porque infelizmente existem professores que acham que aula de Educação Física é apenas dar uma corda para as meninas pularem e uma bola para os meninos jogarem. É uma pena que muitos colegas pensem assim, pois eles esquecem que temos que trabalhar a motricidade ampla, o equilíbrio, a lateralidade, o freio inibitório, entre outras coisas.
  •    Meus alunos adoraram a aula e disseram que foi a melhor aula de Educação Física que eles tiveram.
  • 2 comentários:

    1. Gimena,

      A proposta de análise referente a aprendizagens anteriores é exatamente para que percebam toda a evolução que tiveram até o momento no curso. Poder ler teus relatos torna-se muito gratificante pois, é notório o quanto refletiste e percebeste que estas aprendizagens vieram a contribuir em sua trajetória acadêmica.
      Que sigas refletindo sobre a importância deste momento, trazendo aos leitores suas experiências e aprendizagens.
      Forte abraço!

      ResponderExcluir

    Professor Reflexivo

         A décima postagem refere-se ao dia 26 de julho de 2017, conforme mostra o link: https://gimenabgimenez.blogspot.com/2017/07/professor-r...