Caros leitores
Gostaria de compartilhar com vocês a minha pequena síntese da atividade 6, da interdisciplina da EJA, pois esta atividade fez eu refletir sobre tudo o que eu penso sobre a EJA, conforme mostra a própria atividade.
Ao longo da história da educação muitas experiências foram desenvolvidas na EJA. Artigos foram escritos, pesquisas realizadas, cursos e seminários apresentados. Porém a partir do ano 2000 destaca-se a estruturação da Secretaria de Educação continuada, alfabetização, diversidade e Inclusão (BRASIL, MEC/SECADI), que tem a função de promover políticas e programas voltados à potencialização do papel da educação nas mudanças culturais e sociais, assim como contribuir para a redução das desigualdades educacionais por meio da participação de todos os sujeitos em políticas que assegurem a ampliação do acesso à educação.
A EJA destina-se aos alunos que não tiveram acesso à escola na idade própria ao ensino fundamental e ao ensino médio que não puderam dar continuidade aos estudos. Isto significa, que jovens e adultos estão fora da escola, tiveram talvez o acesso à escola, mas não tivesse a sua permanência, foram excluídos do acesso educacional por algum motivo. Essa modalidade de ensino vem para contribuir de forma significativa para o desenvolvimento destes sujeitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário